quarta-feira, 16 de julho de 2008

Lições do Santo para nós hoje.

Lições do Santo

Entre tantas, três grandes lições São Cristóvão deixa para todos os cristãos:

- A felicidade que procuramos está em Jesus, que se revela nos simples e pequenos. “Quem não receber como criança o Reino dos Céus, não entrará nele”(Mc 10,15)

- No serviço aos mais simples e humildes podemos encontrar a verdadeira realização e razão para nossa vida…

- A coragem do testemunho: entregar a própria vida pela causa de Jesus Cristo.

Por que São Cristóvão é conhecido como patrono do motorista?

Isso se deu pelo fato dele ter usado seu próprio corpo como meio de transporte para as pessoas. Daí a palavra “Cristóvão”, vinda do grego, que significa “Condutor de Cristo”. É um convite para que todos, não só os motoristas, conduzam Cristo na vida, principalmente no serviço aos mais carentes e necessitados.

Ele é patrono não só dos motoristas, mas dos condutores em geral.

A Devoção ao Santo

Inicialmente muito forte na Europa, sua devoção começou a diminuir a partir do século XVII. Mas tornou a fortalecer-se no século XX, com muitas igrejas construídas em sua homenagem.

Na Itália a devoção a São Cristóvão é muito forte atualmente, sobretudo a partir de 1905, depois de um episódio acontecido com o carro em que se encontrava a rainha Margarida de Sabóia, no Valle d’Aosta, quando essa reconheceu a intercessão do santo.

Um recado aos motoristas

Todo santo pode fazer milagres em nossa vida. Depende do que entendermos como “milagre”. O grande milagre é o da vida, pois sem a qual nada conseguimos. E se o santo, com seus exemplos, nos estimula a lutar por ela e a preservá-la, então sua “influência” é importante.

O grande milagre que os motoristas podem esperar de São Cristóvão não é magia para segurar e proteger o carro independente de sua ação humana, mas, fortalecidos pelo seu exemplo, dirigir com responsabilidade, como cristão (conduzir Cristo), evitando abusos que coloquem em risco suas vidas e as dos outros.

É preciso crescer em nós uma fé - compromisso e não uma fé - magia.

São Cristóvão é sinal do homem que renuncia a si mesmo, a causa do Cristo. Se faz, missionário e vai ao encontro do outro na caridade. Como o Cristo, se faz servidor e derrama o seu sangue a causa da obra de construção do Reino de Deus, não renunciando a sua fé, mas preferindo perecer ao suplício, do que negar, o Verdadeiro Rei, a quem sempre buscava. Como santo, nos reflete, o Amor de Deus por cada um de nós. Louvando a ele, louvamos primeiramente a Jesus – Nosso Senhor, o Autor de toda a Obra. Esta é a verdadeira lição que tiramos de sua vida e de seu testemunho evangélico. São Cristóvão é sinal e modelo para cada um de nós, de quem se deixa, ser dominado pelo Senhor.

Nenhum comentário: